Nossa história
De uma estratégia surgida entre acadêmicos da Academia Paranaense de Letras, então composta apenas por homens, surgia a Academia Feminina de Letras do Paraná. Pompilia Lopes dos Santos foi eleita a primeira presidente e patrona da cadeira de número 39, e a primeira mulher a ingressar na Academia Paranaense de Letras. A estratégia deu certo.
É objetivo da Academia Feminina de Letras do Paraná o culto e o estudo da língua nacional em seus múltiplos aspectos: científico, histórico, literário e artístico, através de conferências, palestras, cursos, seminários, livros, jornais e revistas.
Somos administradoras, educadoras, poetisas, cientistas, psicólogas, advogadas, sociólogas, autoras de romances, peças teatrais, produtoras culturais, atuando nas secretarias de cultura e educação, nos centros comunitários, nas universidades, nas ruas. E tudo isso com muita poesia.
Ao longo de seus 50 anos, a AFLP vem agregando escritoras premiadas, dedicadas e realizadoras. Cabe a nós cumprir a agenda que se impõe.
Com as pedras desiguais da vida,
Lygia Lopes dos Santos compõe
seu notável mosaico literário.
Helena Kolody
Contato
Rua Visconde do Rio Branco, 1717 Centro Curitiba-PR CEP 81230-405
(41) 99968-3007