Concurso%202%20(1)_edited.jpg

Participe!

A Academia Feminina de Letras do Paraná (AFLP) e o Centro de Letras do Paraná (CLP) convidam a comunidade paranaense a participar do Concurso de Crônicas Lygia Lopes dos Santos.

A iniciativa compõe as atividades comemorativas dos 50 anos de fundação da AFLP. Associando-se nessa comemoração, o CLP presta merecida homenagem à Academia e oferece sua contribuição ao objetivo de aproximar letras e comunidade.

 

Lygia Lopes dos Santos

A autora que dá nome a este Concurso, presidiu a Academia Feminina de Letras do Paraná no período de 2004 a 2016 e participou da Diretoria do Centro de Letras do Paraná em várias gestões, frequentando, assiduamente, suas atividades.
Filha da fundadora da AFLP, professora Pompília Lopes dos Santos, e do professor, escritor e membro da Academia Paranaense de Letras Dario Nogueira dos Santos, Lygia fez licenciatura na PUC. Na educação, foi proprietária e diretora de escola, além de professora em várias instituições de ensino. Trabalhou na Fundação Cultural de Curitiba, de 1973 a 2000, ocupando cargos de coordenação e chefia, vindo a fundar (1982) e coordenar a Livraria Dario Vellozo durante cinco anos. À disposição da Universidade Federal do Paraná, lotada na Editora Scientia et Labor, criou a Livraria da Universidade Federal do Paraná, em 1988. Em 1978 veio à luz seu livro de contos “Dança do Caos”, com apreciações de Helena Kolody e Denise Guimarães* e prefácio de Valfrido Piloto. Tem várias publicações em revistas, livros, jornais e coletâneas. Mas sua grande satisfação era escrever crônicas.

 

"Com as pedras desiguais da vida,
Lygia Lopes dos Santos compõe
seu notável mosaico literário."

Helena Kolody

 

Assista a live de Lançamento: 

 

Crônica: Arte e Técnica

por Neumar Carta Winter

Neumar Carta Winter ocupa a cadeira de número 22 na Academia Feminina de Letras do Paraná e é ex-presidente do Centro de Letras do Paraná.
Pós-graduada em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na rede pública paranaense.
Filóloga e crítica literária, mantém a atividade de revisora de grafia para monografias, teses e obras literárias.

 

©2021 por Academia Feminina de Letras do Paraná. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now